Meu Emagrecimento

LilySlim Weight charts

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A dor da amamentação....

Há muitas coisas para falar sobre amamentação. Que é muito bom, tanto pra mãe, como para o bebê, é o que mais ouvimos falar, certo?! As campanhas estão aí pra isso: pra te incentivar a amamentar. O problema é que muitas vão amamentar por essa incentivação, mas não estão preparadas para o que vem junto com isso. Aí, no meio do caminho, a dor chega. E com ela a desistência, afinal, mamadeiras existem por algum motivo, né?! Bom, não é bem assim... então, vou começar pela parte que não é tão comentada, ok? Depois, falaremos sobre o resto.

Tudo começa lá na gravidez... amigas, mãe, tia, médico, sempre dão as dicas básicas de preparação dos mamilos para a amamentação. Então, vamos lá. São elas:

  • Bucha vegetal ou toalha: esfregar nas auréolas e bico durante ou após o banho - comecei a fazer por conselho de uma amiga, mas parei pois minha médica explicou que o certo não é engrossar a pele, e sim hidratá-la para que ela tenha elasticidade suficiente para que os puxões que o bb der no início da amamentação, não cause fissuras (aliás, esse tipo de ação causa dor e por isso só pode ser feita depois das 20 semanas, para não ocorrerem contrações uterinas);
  • Banho de sol: esse é o único concenso entre os médicos - o sol realmente faz o seu papel, ativando a vitamina D no organismo e fortalecendo o bico - então, faça o banho de sol nos mamilos por, pelo menos, 15 minutos por dia;
  • Conchas rígidas: devem ser usadas a partir de 23 semanas para quem tem mamilo invertido, pequeno ou raso e a partir de 34 semanas, para quem só deseja aumentar a protusão dos mesmos. Essa concha causa um certo incômodo, mas como eu tenho os bicos pequenos, tive que usá-las desde as 23 semanas e digo que, com certeza, ajudaram muuuuuuuuitoooo. Então, eu recomendo. Apenas lembre-se: conchas rígidas são para antes da amamentação - agora, durante a amamentação é melhor investir numa concha flexível, ok?!
  • Pomada a base de lanolina: usei a Lanidrat por recomendação médica antes e durante a amamentação e tb recomendo. Antes, vc deve - após o banho, aplicar uma pequena quantidade (do tamanho da cabeça de um prego) no mamilo e massagear puxando os mesmos para fora, com o auxílio de todos os dedos da mão (a Lanidrat é bem grossinha e vc precisa primeiro colocar a qtdd indicada no polegar e com o indicador "aquecer" em movimentos circulares para ela amolecer, e só depois, aplicar no seio). Depois, durante a amamentação, vc deve utilizar a pomada após cada mamada para ajudar a hidratar e a cicatrizar qq rachadura que esteja começando a aparecer. É ótima. Lembrando que a Lanidrat e a Lasinoh podem ser usadas sem a necessidade de se retirar antes do bebê mamar e que a Massê e a Milar precisam ser retiradas, ok?! Outra coisa: a minha experiência foi com a Lanidrat, então, é essa que eu indico, mesmo sendo cara. Ela rende muito - um tubo vai ser suficiente para a preparação e para a amamentação - a minha ainda sobrou e agora, uso como hidratante para os lábios (dica da amiga Nessa..rrs).
Como cada médico age de forma diferente em relação à esse assunto, vou expor a minha opinião. A preparação dos mamilos antes da amamentação não é algo fundamental para que a mesma ocorra de maneira tranquila. Ao meu ver,  a preparação dos seios antes do nascimento funciona mais para o emocional da mãe que para a amamentação em si.

Aliás, isso é o mais importante. Estar preparada psicologicamente é o que realmente faz toda diferença afinal, são raras as mães que não tem problemas com a amamentação. E isso se dá ao fato de, tanto a mãe como o bebê, estarem aprendendo juntos: é difícil pra um e pra o outro. Então, dói, machuca, às vezes, racha ou dá fissuras, mas isso tudo é passageiro. Depois que o bebê abocanha corretamente o seio e depois que o bico "se acostuma" com a sucção do bebê, as dores passam.

Mas não estou dizendo que vc não deve usar as dicas acima para se preparar, ok?! Como disse, elas tem sua importância.

E quanto tempo vai durar esse aprendizado??
Bom, acho que durante toda a amamentação... mas a dor, dura em torno de 2 semanas. E não se iluda: se vc não for uma das mães sortudas que não tem problemas, vai ter uma hora em que vc vai querer desistir, vc vai amamentar chorando ou orando pra dor passar ou vai ver o leite sair vermelho (pela mistura com o sangue da pele rachada)... mas eu digo com toda a certeza de que isso passa.

A minha dica é: se concentre no que realmente importa. Não dê à dor maior importância do que o momento gostoso de aconchego e amor do ato de amamentar. Olhe pro seu bebê, faça carinho, veja como ele é esperto e aprende rápido... veja como, aos poucos, ele vai ganhando peso, vai mudando o rostinho, vai aprendendo a te conhecer pelo cheiro... sinta a emoção de saber que vc é provedora do alimento dele, do único alimento que ele vai conhecer pelos próximos 4 a 6 meses. É um momento tão delicioso, no final, que vc nem vai prestar atenção na dor.

E depois que a dor passa, só há alegrias. Cansaço existe, mas é suportável. Saber que vc tem importância vital para seu bebê não tem preço. E por amor, a gente sofre, mas a gente aguenta!!

No próximo post, dicas para ajudar na amamentação em si.
Bjsss

15 comentários:

*Rê* disse...

Amei esse post, pq tem mtas campanhas que eu nem aguento mais ver em blogs por ai.. mais ninguem fala disso ai que vc falou!

Mto util

blog da vi disse...

gsotei do post queria ter lido um desses quando estava gravida pq n preparei os mamilos e sofri muito quando foi pra amamentar tanto que a Sophia parou de mamar..bjs

lidi.AMORim disse...

Amei as dicas! Ainda não sou mamãe, mas estou pensando muito nisso e quero me preparar desde cedo, sempre dou uma olhadinha nos blogs de mamães como você. Parabéns pela linda família!

Sincera D+ disse...

Nem fala amiga, tive duas mastites, bicos rachados e tudo que tem direito, foi tenso.. mas segui em frente e meu pequeno cresce feito um guerreiro rsrs, muito bom o texto, bjão.

Maikely disse...

VIDA REAL DAS MÃES NA HORA DA AMAMENTAÇÃO..TUDO DE BOM ESSE POST. BJS

Vanessa Cavasotto Leite disse...

Eu graças a Deus não tive quase nada de dor...tive a ansiedade, medo de não conseguir porque demorou 4 dias pra descer o leite, mas sou muito determinada e queria muito amamentar, consegui.
Amo amamentar! Adorei tua foto!

Cintia Fernandes disse...

otimo post amiga!!! me preocupo mais com a amamentação do que com o PN. e tbm nao tenho muito bico, tento usar a concha todos os dias mas dói. comecei o banho de sol agora!
vc usava a concha qts horas por dia?

Caroline Ferreira disse...

Adorei seu post!

Coicidentimente tbm escrevi sobre minha experiência com amamentação no meu blog essa semana, se possivel passa la depois http://cocegasnoventre.blogspot.com/

Beijos

Maikely disse...

Obrigada pela ajuda Pris... eu sei que a lida aqui vai ser dura, mais eu quero persistir, tanto por ele como para o meu casamento, sinto que isso esta nos atrapalhando (entende?), Bjokas

Fátima disse...

Comadre que ótimas dicas!!!
Eu fiz todas essas preparações durante a gravidez e recomendo também, principalmente o banho de sol, que continuei durante a amamentação. Fez muita diferença e tenho certeza que contribuíram muito para o sucesso que tivemos eu e o Fred com a lactância.

Tem convitinho pra vc lá no meu blog também.

Beijos!!!!

Juliana Fernandes disse...

Oi, Pri!! Pois é, eu voltei! :-)
Só tenho um comentário a fazer neste post: amamentar é TUDO de bom, a melhor coisa do mundo, um elo de amor sublime entre mãe e filho.
PS: Noah está mega gostoso. Tenho visto as fotos!
Beijão pra vcs,
Mamãe Ju

Felicidade disse...

é uma tarefa dificil mesmo no começo pensei que eu não conseguiria meu peito raxou todo.. mais mesmo doendo nao podemos desistir.. adorei o texto.. beeijoos

Anônimo disse...

as coisas não são tão simples assim (bom seria se fosse) sinto uma dor insuportavel cada vez que amamento alem de seios grandes que incham e ficam duros e ainda racharam ja tentei de tudo, pomadas banho de sol etc... a verdade é que toda vez que vou amamentar eu choro de dor e meu filho percebe para de mamar meu coração corta, acho sinceramente que não esta fazendo bem nem pra mim nem pra ele, acho que amamentar deve ser um ato de amor e não de sacrificio.

Di + Má = Marlinho e Tiquinho disse...

Nossa , que post super hiper interessante!!!! Vou até imprimir essas dicas ai!!! Meu bebe tem 8 meses. Eu desisti....no 1° mês!!! Meu Deus não tinha noção do que acontecia com os mamilos!!! Me arrependo até hoje!!!Mais agora estou tendo uma nova chance! Estou gravida novamente! de 4 meses! E espero mesmo que desta vez não seja tão frustrante !
Bjs...

Jéssica lane disse...

Olá, meu filho fará um mês dia 06/01/12, desde o primeiro dia no hspital que fui amamentar os meus bicos machucaram.. quando fui para casa ai sim tudo piorou..ficaram muito feio..e o que eu só escutava era que iria melhorar..que o bebe tinha que sugar..mas a minha dor era tanta que não queria que meu filho acordasse para mamar..a unica coisa que eu sabia fazer era chorar..por ver ele com fome..por ser fraca e não suportar a dor..sentimento de culpa..ate que eu liguei para a pediatra e disse que não estava mais aguentando..ela receitou o NAn Confort..então comecei a tirar com a bombinha o meu leite e dar para ele ate os meus bicos melhorarem e complementava com o Nan..ate que um dia acordei e vi que meu peito estava seco..foi um choque..pois tinha esperança de que as rachaduras iriam melhorar e eu iria conseguir amamentar so com meu leite..enfim meus bicos melhoraram e minha medica receitou um spray nasal para o leite descer..funcionou voltei a dar o peito mas as rachaduras voltaram..não entendo ja fui duas vezes na maternidade e as enfermeiras dizem que ele “pega” certinho..Isso tudo é muito complicado…pois ja estamos sensiveis e ainda existem essas dificuldades..

Minhas Visitas