Meu Emagrecimento

LilySlim Weight charts

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os truques na amamentação...

Bom, como falei, a amamentação é um assunto bem grande pra falar em apenas um post. Então, aqui está mais um.

Apenas pra deixar claro: qdo escrevi sobre a dor na amamentação, eu não quis dizer que só há a dor. Claro que não!!! Apenas quis mostrar um lado sobre o qual poucos falam... mas agora, vc leu e já sabe que esse lado existe. Pois bem, agora vamos aos truques da prática e depois, no próximo post, vamos para a parte mais gostosa da amamentação, ok?!
Bom, vc teve seu bebê e a enfermeira vem trazê-lo todo cheirosinho para a primeira mamada (caso ela não tenha ocorrido na sala de parto). Ai, ela vai colocar seu bebê junto a vc e vai ensinar o modo certo de segurá-lo e tb o modo certo dele abocanhar o peito.

1º Truque: o bebê precisa abocanhar a auréola. É nela que está o leite... o bico, é apenas a saída dele. Então, esforce-se para ajudar seu bebê a abocanhar a auréola toda ou a maior parte dela. Se ele for esperto e pegar de primeira, legal. Mas se não, vc precisará tirá-lo e colocá-lo várias vezes até ele pegar de forma correta. Ah! Uma dica: para não machucar o mamilo, antes de tirar o bebê, coloque seu dedo midinho entre a boca dele e seu bico. Assim, a pressão sai e vc consegue tirá-lo sem se machucar.

Esse é o primeiro passo. Mas depois que a enfermeira vai embora, é com vc. Então, vc deve lembrar de que, qto mais o bebê mamar, mas leitinho vai sair, ou seja, a velha lei da oferta e procura. Então, faça-o mamar a cada 2h ou 4h, no máximo. Tb é importante lembrar que nos primeiros dias, o que sai é o colostro... e não pense que o colostro é algo pra ser jogado fora não!! O colostro é a vacina principal para o recém-nascido. É a primeira parte do leite e é muito importante para a saúde do bebê. Então, não se preocupe se o leite verdadeiro demorar a descer. Seu bebê precisa do colostro e estará sendo sustentado pela reserva de energia que ele adquiriu em seu ventre. Mas, sempre há um truque.

2º Truque: além de mamar de 2h/2h (que é o ideal para os primeiros dias), tome muito líquido. Sim, água e sucos são divinos, pois aumentam a produção de leite. E a sucção nas mamadas mais frequentes faz com que o leite desça mais depressa, já que há uma "procura enorme por ele" (isso é o que seu cérebro vai pensar..rs).

3º Truque: dê um peito por vez. O leite é composto de 3 partes (além do colostro): o soro, o leite anterior e o leite posterior. O primeiro é uma substância aquosa (que aparece nos primeiros minutos da mamada), rico em lactose e oxitocina, que matam a sede do bebê e ainda age como um calmante. O segundo, é um líquido cheio de proteínas, que é bom para os ossos e o desenvolvimento cerebral. O terceiro, por fim, é o creme gorduroso do leite, rico em calorias e muito grosso que faz o bebê ganhar peso. 
Bem, como vc pode ver, o leite é completo. Mas se vc dá um peito e logo dá o outro, o bebê não vai chegar a parte mais forte do leite. Então, o certo é só oferecer a outra mama, quando o bebê esvaziar totalmente o peito em que está mamando. Outra coisa, como a primeira parte do leite é calmante, se vc der um seio e outro, é provável que o bebê durma antes de mamar o leite de verdade, e estar com fome logo, logo.

Ok. Mas aí vem uma palavrinha da sua mãe, da sua sogra, de uma amiga e vc vai ficando nervosa pq não consegue amamentar direito ou então, o leite ainda não desceu. Bem, ai vem o próximo truque.

4º Truque: mantenha-se tranquila. As pessoas vão falar e dar suas opiniões, mas é vc que é a mãe e vc tem que estar no controle da situação. Aceite conselhos, mas não críticas.

Ai, vc vai pra casa. O bebê já aprendeu a abocanhar a mama e vc segue os outros truques a risca... agora é preciso lembrar do básico: usar conchas flexíveis ajuda a aumentar a protuberância do bico, facilitando a amamentação; usar pomada à base de lanonlina ajuda a hidratar a pele da auréola e bico, e ajuda a tratar possíveis fissuras; banho de sol, pelo menos 15 minutos por dia, ajuda a fortalecer a pele das mamas; deixar o seio secar ao ar livre, hidrate com seu próprio leite e deixe secar assim para evitar proliferação de bactérias e aumentar a hidratação da pele; usar absorvente para seios, apesar de alguns não gostarem, eu os recomendo, pq não há nada mais prático para segurar o leite que os absorventes... e acredite, eles vão ser seus companheiros por muuuuuuito tempo (Dica: para quem ainda não fez chá de bebê, peça muitas caixas de absorventes para seios tb, pois são importantíssimos.)

Bem...mas apesar de todos os cuidados que vc aprendeu aqui, o bico está dolorido e começa a rachar.... aja rápido.

5º Truque: água morna e sal. Esse truque é caseiro, mas funciona. Coloque em uma bacia, água morna e sal. Misture e faça um banho nos seios. Deixe o bico e a auréola na água, enquanto ela esfria. O sal vai ajudar a cicatrizar as fissuras.

Mas isso tb serve para outra coisa: aumentar a produção de leite. Como?

6º Truque: além de banhar o seio, vc deve massageá-lo. Para isso, coloque um seio por vez na bacia e com a ajuda de um paninho, vá massageando o seio do corpo em direção ao bico. Vá fazendo isso em todo o seio e com uma bombinha, faça um bombeamento de leite e descarte o mesmo. Depois, faça com o outro seio do mesmo modo. Faça esse banho pelo menos 3 vezes ao dia, até que vc sinta que o leite aumentou. Depois, pare, pois leite demais pode obstruir os canais e provocar o empedramento. Se isso acontecer, faça compressas geladas e massagens com as mãos, sempre na direção corpo>bico.

Bom, a partir daí, vc vai descobrir seus próprios truques na amamentação... até porque, cada mãe e bebê vão ter problemas específicos. Eu vou colocar mais dois truques que utilizo com Noah.

Tem uma época em que o bebê muda completamente, que chamamos de pico do crescimento. Pois bem. Qdo Noah está nesse pico, ele fica muito bravo qdo o sono chega e até parar de mamar ele pára, para não dormir. Um truque que uso é fazê-lo pegar a chupeta e deixá-lo chupetar por alguns segundos... qdo ele se distrái com ela, eu a tiro rapidamente e coloco o peito na boca dele. Pronto. Ele volta a mamar bonitinho..rs.

Outra coisa que acontece: eu como de tudo. Tudo mesmo: de chocolate à pizza, desde que ele nasceu (Se dá cólicas??? É assunto para outro post). Então, como o leite fica com um gosto diferente de acordo com o que a gente come, muito raramente, algo dá um gosto forte demais ao leite e o Noah recusa o peito. Nesse caso, ponho no bico um pouco de Funchicória (um pozinho fitoterápico, usado para cólicas que tem um gostinho saboroso - vendido em farmácias) e aí ofereço o peito pro Noah. Ele sente o saborzinho gostoso da funchi e ai, mama tranquilo.

Bom, acho que é só... como disse, o resto vc vai descobrir com a sua prática. No próximo post, vamos falar da parte gostosa da amamentação. Não percam!
Bjsss

5 comentários:

Fátima disse...

Nossa, me acho a expert em amamentação, mas vc me superou longe comadre, rsrsrs, muitos truques eu não conhecia, vou aplicar daqui a 2 anos quando o irmãozinho(a) do Fred nascer, rsrsrs

Beijos no meu afilhadinho virtual!!!

Beijos!

Carol Liôa disse...

amiga, alertar quanto a dor, ate alertam, mas nós, quando estamos gravidas, ignoramos isso... muito gente me alertou, eu ignorei, e sofri horrores!!! hj eu dia eu levanto a bandeira para ajudar as futuras amamentadoras! srsrs bjss

Cristiane disse...

Pri como seu bebe cresceu ta lindo fora que e muito fotogenico o Noah ta lindo e simpatico, minha lindinha ta cada dia mais grande completa 3 meses amanha, tbm vim contar que voltei a blogar qualquer hora aparece la no meu cantinho virtual

beijos

Maikely disse...

Dicas preciosas para quem é e ainda vai ser mãe.. Bjs [obrigada pela dica deixada no meu Blog].

Marcelo Vieira disse...

Excelentes dicas Pris. Certamente serão muito úteis, principalmente para os pais de primeira viagem.

Abraços Paternos!
http://mmppv.blogspot.com/

Minhas Visitas